Ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras. É o que oferece a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que será realizada entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Interessados em visitar a mostra podem realizar o credenciamento antecipado gratuitamente pelo site do evento.
Em sua 15ª edição, a Feteps apresenta 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Pauls Souza (CPS). A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.
Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A região de Marília conta com seis projetos entre os finalistas:
Em Cândido Mota, a Etec Prof. Luiz Pires Barbosa apresenta o "Projeto Relax Anxiety", uma proposta inovadora destinada a ajudar no alívio do transtorno de ansiedade, demonstrando a preocupação com a saúde mental da comunidade.
Garça destaca-se com dois projetos inovadores: a Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros desenvolveu o "Ecovellas Chama Limpa", focado em sustentabilidade, enquanto a Etec Monsenhor Antônio Magliano lança o projeto "Hexápode", que envolve o desenvolvimento de um site e aplicativo móvel para monitoramento e manipulação de um hexápode.
Pompeia não fica atrás, com a Fatec Pompeia apresentando o projeto "Nema Vision", mostrando o compromisso com a inovação tecnológica.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, a Etec Orlando Quagliato propõe "Autoponia", um revolucionário sistema de hidroponia inteligente com Arduino, alinhado com a tendência de agricultura sustentável.
Por fim, em Tupã, a Etec Prof. Massuyuki Kawano traz a "Bengala Canna", uma bengala multissensorial criada para auxiliar deficientes visuais, demonstrando o compromisso com a acessibilidade e inclusão social.
O evento
De acordo com o novo conceito da Feteps, a mostra de projetos será muito mais que uma feira de ciências. A ideia é promover um evento que irá aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Haverá, inclusive, um espaço especialmente reservado para rodadas de negócio.
Seguindo as tendências presentes em feiras e grandes eventos, os estandes da mostra contarão com computadores e aparelhos de TV para que os jovens apresentem detalhes de seus projetos a visitantes e avaliadores.
No estande oficial do CPS será possível conhecer parte da estrutura da instituição, como laboratórios e salas maker das unidades, em uma exposição fotográfica. Os visitantes também terão acesso à Arena de Criatividade, na qual serão disputadas maratonas de robótica e outras atrações.
Serviço
15ª Feteps
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Capital
Datas: de 19 a 22 de agosto
Horários: dia 19, das 14 às 22 horas; 20 e 21, das 10 às 20 horas; e 22, das 10 às 15 horas