A família do pequeno, Filipe, filho único do vereador de Paraguaçu Paulista, José Roberto Baptista Júnior, conhecido como Junior Batista, está mobilizando uma campanha solidária para arrecadar nada menos do que R$ 17 milhões, necessários para comprar o medicamento Elevidys, o único tratamento capaz de barrar o avanço da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença degenerativa que afeta o menino de apenas 3 anos. Filipe, diagnosticado com essa condição rara e progressiva que paralisa os músculos do corpo, precisa do remédio urgentemente para impedir o agravamento da doença.
Em conversa com o portal I7 Notícias, Junior Batista explicou a situação crítica que a família enfrenta. “Nosso filho único foi diagnosticado com a Distrofia de Duchenne, que gradativamente paralisa os músculos do corpo. O único medicamento que pode ajudar, Elevidys, custa R$ 17 milhões e não é reconhecido pela Anvisa. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal suspendeu todos os pedidos relacionados a esse medicamento. Estamos buscando por todas as vias possíveis – judicialmente, administrativamente e pelo plano de saúde –, mas a única alternativa viável no momento é arrecadar o valor”, desabafa o pai.
Junior Batista reforça a urgência da campanha, já que a doença de Filipe está em estágio progressivo. “Quanto mais o tempo passa, mais o Filipe perde músculos. Ele já está com dificuldade para andar, e, se perder essa capacidade, não recupera mais. Se ele tomar o remédio com o uso da muleta, ele ficará assim, com a doença estabilizada. O mesmo vale para outras condições: se a doença avançar até que ele precise de cadeira de rodas ou fique acamado, o medicamento pode impedir novos danos, mas ele não recuperará as habilidades perdidas. A Distrofia de Duchenne afeta também o pulmão e o coração, levando a complicações graves”, detalha o pai.
Diversos familiares, amigos e apoiadores têm espalhado a campanha pelas redes sociais para alcançar o máximo de ajuda possível. Quem puder contribuir pode enviar qualquer quantia pelo Pix, usando a chave [email protected]. A família de Filipe, com esperança renovada, agradece toda ajuda e apoio neste momento crucial para a vida do menino.