Em menos de 48h após o crime a Polícia Civil, através das Delegacias Especializadas DISE/DIG de Assis, esclareceu o bárbaro homícidio ocorrido no último domingo, dia 19/01/2025, e prendeu o autor na manhã dessa terça-feira, 21. Alceu Garcia, de 60 anos, foi morto com uma enxada.
Já no domingo, dia do crime, os policiais civis haviam identificado o sobrinho da vítima, E.S.G., 32 anos, como o principal suspeito do delito, sendo que esse não foi localizado e fugiu no dia do ocorrido.
Rapidamente o Delegado de Polícia à frente das investigações, Giovani Bertinatti, solicitou a prisão do suspeito e o pedido foi imediatamente acolhido pelo Poder Judiciário.
Preso na data de hoje, o autor confessou o crime e alegou legítima defesa, afirmando que foi até a casa do tio e esse começou a acusa-lo da subtração de objetos no passado e partiu para cima dele, afirmando o autor agora preso que pegou um cabo de enxada pelo local “apenas para se defender” e que após a agressão de fato levou um botijão de gás do tio “por necessidades financeiras”.
Segundo o Delegado de Polícia, a versão apresentada pelo autor não se mostra convincente pelo fato do autor já ter respondido inquérito policial no passado por agressões físicas contra o mesmo tio, pela fuga e pela subtração do gás após as agressões que levaram à morte da vítima, sendo o autor usuário de drogas e praticante de crimes patrimoniais.
A vítima, Alceu Garcia, de 60 anos.
Ainda de acordo com a autoridade policial, o autor foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado pelo meio que impossibilitou a defesa da vítima e furto qualificado pelo abuso de confiança. Somadas, as penas máximas superam a 38 anos de reclusão e no que depender da Polícia Civil o autor permanecerá preso durante todo o processo.
Por força de lei, o nome completo e fotografias do autor não serão divulgados pelas autoridades.